13 setembro 2012

Preconceito no meio metal

Curto metal já a um bom tempo, a mais de dez anos pra ser mais especifico. Já tive época de fanatismo e tudo mais, época essa em que tinha preconceitos contra outros tipos de rock e babaquices do gênero. Enfim, cresci, amadureci e hoje do alto dos meu vinte e sete anos vejo tudo com outro olhar e é isso que quero abordar aqui.
Pessoas que apenas escultam metal geralmente tem preconceito contra pessoas que escultam outros gêneros de rock e até mesmo de específicos gêneros de metal, dependendo do gênero que a pessoa goste, pode ter preconceito, ou se força a ter para passar a imagem de headbanger para os amigos. Digo isto pois assim já o fiz quando ouvia apenas metal extremo, comecei ouvindo thrash, conheci o death e black metal e dai não ouvia nada além disso e alguns outros sub-gêneros extremos como splater. Na época todo resto para mim era "musica de viado".
É eu sei, eu era um panaca mesmo mas o caso é que como eu aparecem diariamente uma caralhada de muleques tentando passar a imagem de mal, de headbanger, de true-alguma-merda...o caso é que a pessoa ao fazer isso se fecha em um mundinho e acaba esquecendo que o que mais importa é a musica, a arte em si. Não só no meio de metal extremo acontece isso, em outros meios de metal e outros sub-gêneros do rock acontece o mesmo, punks dizem que os outros gêneros não tem ideologia e por ai vai os preconceitos.
Olhando no Facebook por exemplo, vejo pages que postam em minuto mensagens que dizem que quem curte rock não tem preconceito e no minuto seguinte postam algo chamando alguém de poser por curtir uma determinada banda.
O caso é que muitas bandas passam por esse preconceito mas são boas bandas que não sofrem preconceito nem de bandas reconhecidas como boas pelos que tem preconceito. Bandas de nu-metal como Slipknot e System Of A Down são boas sim, tudo bem que nesse meio existe uma infinidade de bandas ruins e apenas comerciais mas lembre-se que este tipo de banda logo é esquecido. Bandas que se dizem cristãs passam pelo mesmo preconceito, sendo que existem casos de bandas realmente boas no meio como o Stryper por exemplo, que criou algo próprio e para os preconceituosos que torcem o nariz, saibam que Stryper teve o respeito grandes nomes como Dio e Rob Halford, este que já até cantou junto com a banda.
Então amiguinhos, para fechar só quero que antes de criticar uma banda ou alguém que curte a mesma banda, procure ouvi-la sem preconceitos, se não gostar, questão do seu gosto, isso não te faz melhor que ninguém.

3 comentários: