15 setembro 2013

Estampas e artigos de Rock

Desde do início dos tempos do rock que a arte gráfica o acompanha lado a lado. Sim a arte gráfica é muito importante para o rock, desde que os Beatles resolveram levar as capas de discos a um novo patamar, patamar de arte. Capas que depois se tornaram importantes como conteúdo de álbuns de rock de todos gêneros, acreditem, tem capas que fazem mais sucesso que o álbum em si, exemplos não faltam. Certeza que você deve saber qual é a capa do álbum London Calling do Clash mas não aposto que conheça as musicas. Talvez você já tenha visto essa capa em algum local mas nem saiba do que se trata mas o fato é que viu. Como essa capa em questão muitas outras servem de exemplo. No caso do metal, em todas suas vertentes a capa dos álbuns já deixam claro qual sub-gênero de metal que estamos falando, até mesmo o logo da banda deixa claro isso. Quem curte metal sabe do que estou falando, logotipos são importantes para as bandas, não importa se a banda pertence ao main stream ou ao underground, ela tem que ter um logo todo estilizado que condiz ao seu gênero. Não vou explicar como eles funcionam porque não é essa a proposta do texto mas com uma rápida pesquisa no Google sobre logotipos você vai entender.
Enquanto surgia toda essa evolução em estado de arte com capas, encartes e tudo mais relacionado ao álbum em si, algo surgiu e fez muito sucesso: Estampas de bandas.
Em todas as vertentes do rock vão surgindo estampas, bandas as vendem em shows pra divulgar e arrecadar mais uma grana com seus logotipos e afins estampados em camisetas na sua grande maioria pretas. Independente do tamanho da banda ou do sucesso da mesma, provavelmente alguém vai estar usando uma estampa dela, de boa qualidade ou não.
Eu particularmente prefiro minhas estampas surradas de bandas pouco conhecidas ou se conhecidas que seja uma estampa simples, com uma cor só e algo não tão enorme estampado... tá, você não começou a ler esse texto com curiosidade sobre meu gosto para estampas então deixe-me parar de viajem e voltar ao contexto.
Estampas ganharam alguns patamares sérios em certa época. Fãs fanáticos de alguns sub-gêneros de metal, famosos "trues", passaram a querer "confiscar" estampas de algumas bandas de quem não achavam merecedor de usa-las, os famosos "posers" que nem sempre eram merecedores dessa alcunha. Lembro de muitas brigas por conta disso, lembro de muita gente se machucando serio e de muita gente voltando sem camiseta pra casa também. Outras coisas aconteciam também, pessoa que entrava com estampa de banda dada como inferior pelos trues em festivais de bandas trues, tinham suas camisetas retiradas e muitas vezes eram convidados a se retirar de uma maneira violenta, lembro que em um festival que estive com bandas de thrash e death metal, "confiscaram" a camiseta do Korn de um garoto e a tacaram fogo. Foi uma cena tão bizarra que até o vocalista do Krisiun, Alex Camargo -banda que estava tocando na hora- pediu pro pessoal amenizar a confusão.
Não só no metal as estampas ganharam esse nível de seriedade. Estampas ligadas ao punk rock traziam problemas com skin heads e vice-versa, quem não se lembra do caso dos garotos que tiveram que pular de um trem em movimento por estarem sendo ameaçados por carecas, tudo por causa que um dos garotos estarem usando umas estampas de bandas punk.
O fato era que pra colocar uma determinada estampa, tinha que estar pronto pra assumir riscos e preconceitos. Quem nunca saiu com uma estampa e ouviu de alguma velha evangélica beata doente e fanática "Precisa aceitar Jesus meu filho", (não generalizando a todos evangélicos ou velhas beatas pois só os imbecis fanáticos fazem isso) ou notou olhares acusadores de que provavelmente você é algum delinquente, psicopata, suicida ou vândalo por conta de sua estampa amada?! Sei que muitos que usam estampas mais agressivas já passaram por esse tipo de coisa mas se orgulham de ter sua velha companheira surrada e muitos a guardam até hoje. 
Entretanto chegamos ao ponto chave desse texto: Estampas e muitos outros símbolos do rock estão se tornando artigo de moda para dondocas ou outros públicos que não tem muita ligação com todo significado e simbolismo da coisa. Lojas de roupas femininas estão lançando coleções com estampas de bandas como  Ramones para mulheres que nem se quer sabem o que esses caras representam, sites de moda feminina estão dando dicas "de looks com estampas de rock", tem cantora de funk se apresentando usando estampas e por aí vai, isso causa uma certa amargura, pra não dizer vontade de matar um imbecil que teve essa ideia idiota. 
Fico imaginando os trues tomando camisetas usados como vestidos por dondocas que se tornaram a alegria de tarados adolescentes que festejaram com a mão ou então skin heads invadindo show de funk pra terminar com a poluição sonora, sinceramente até acharia que isso seria um serviço publico dos caras.
O fato é que o rock esta sendo sugado por outros gêneros de qualidade desprezível como sertanejo universitário e por ai vai. Isso causa uma certa situação desconfortável pois até as camisas xadrez que um dia representaram tão bem o grunge, hoje, aqui no Brasil, são artigos ligados ao sertanejo universitário.
Não da pra entender ao certo porque isso vem acontecendo mas uma coisa é fato, se copiam é porque admiram e reconhecem que esta acima deles, simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário