09 setembro 2013

Santillo: Rock Com Personalidade

Fala rebentos do rock! Hoje trazemos mais uma banda no Underground23. Uma banda que vale a pena ser ouvida e, como já dizemos, aqui entram bandas que realmente gostamos, que vemos qualidade e que acabamos adotando como trilha de nossas vidas, enfim, sem mais delongas, bora começar.
Começo dizendo que apesar de ser considerado musico em carreira solo, Santillo ao meu ver é uma banda, uma banda muito homogênea e boa por sinal, por isso que não usamos o nome do vocalista e compositor Aldo Santillo e sim apenas o seu sobrenome Santillo, como esta estampado na capa de seu primeiro álbum, Despeito. Em uma entrevista cedida pelo musico a nós do Attitude23, ele mesmo ratificou dizendo "Pois é, costumo dizer que sou banda e sou solo...". 

O caro leitor deve estar imaginando por que comecei especificando isso, simples, porque Santillo funciona como uma banda. As composições que foram compostas pelo Aldo Santillo (vocal), alias ele compôs varias musicas ao longo de sua vida e teve a terrível tarefa de escolher algumas para compor seu primeiro álbum, Despeito, essas musicas passaram pelas mãos de Claudio Santillo (guitarra, violão), Cristiano Lage (bateria), Jeovah Júnior (baixo) e de Marcelo Borges (guitarra, violão) além dos colaboradores Lauro Almeida (tocou teclado na gravação do álbum), Mateus Schneider (fez solos em algumas musicas do na gravação álbum) e Walter Clemente (também compositor que ajudou em algumas composições) se tornando ainda mais redondas, com melodias que dão espaço a todos instrumentos e que em momento nenhum copia ninguém, é tudo muito próprio e único.
Santillo esta em processo de mudança de formação da banda, já esta ensaiando para a próxima temporada de shows. O musico afirma que essa nova formação também vai trazer bons frutos, acredito nele e aguardo a chance de ouvir o próximo álbum com essa nova formação que trará frutos diferentes e de qualidade assim como foi o caso de Despeito. 

Por falar em Despeito, devo dizer que é um álbum coeso, honesto e sem frescura com 12 musicas que te levam a vários momentos, tanto em suas melodias quanto em letras. Despeito foi gravado de maneira independente, com os recursos do próprio musico e tem uma qualidade ímpar nas suas gravações, é limpo e direto. Você pode encontrar o álbum disponível pra download e comprar uma cópia física pela página da banda no Facebook (final do post tem o link), vale a pena ter uma copia e a visita na página também pois lá é um canal aberto com o músico que respeita e muito seu publico. 
Santillo é uma daquelas bandas que deixa as pessoas que gostam de rotular rock meio nervosos, eles tem um estilo próprio, algumas vezes beira ao rock clássico como ele mesmo gosta de definir, outras vezes mandam uns blues e até um som mais "abrasileirado" com um gostinho de MPB, calma, eles não fazem "mistureba" não, é algo que simplesmente acontece no som deles e é tão bem encaixado que salvo uma musica ou outra, que estão mais evidentes, que irão perceber tais influencias. Por falar em influencias, desculpem mas não vou dizer o que os influenciou pois mesmo o musico deixando nomes, ele não copia ninguém e isso é evidente em seu trabalho. 
Suas letras trazem uma poesia direta, tratando de sentimentos e momentos cotidianos, como foram sons compostos durante toda a vida de Aldo Santillo, podemos sentir que cada uma condiz com um certo momento da vida do musico e que passam exatamente o que querem falar, são diretas e sinceras e em português, coisa bem difícil de se ver com qualidade. Por falar nisso, no seu primeiro álbum, ainda tem uma bela balada chamada Videogames que é composta em inglês e chama atenção pela qualidade.
 A primeira ouvida do som da banda, de cara chama a atenção o vocal do Santillo, é bem encaixado, tem um tom suave, depois você percebe toda a harmonia da banda e acaba falando, "caramba, essa guitarra meio bluesada é bem foda." O som dessa banda é assim, direto, sem frescura e que quando se esculta prestando atenção sempre encontra algo novo que acaba gostando então aumenta o volume e esculta pois isso é rock n' roll dos bons, coisa que não se encontra muito hoje em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário