26 agosto 2014

Trilhas sonoras

Olá guerreiros e damas do rock! Hoje quero falar sobre algo que poucas pessoas param para prestar atenção, trilha sonora.
Trilha sonora é algo muito, mas muito importante em um filme, série ou algo do gênero. Ela pode dar tristeza ao drama, emoção a cena de ação, volúpia as cenas sensuais e por aí vai. 
Alguns filmes ganham musicas de bandas já consagradas como trilha, em alguns casos, essas trilhas superam os filmes, como por exemplo, em Alone in the Dark, Rainha dos Condenados, Godzilla entre outros filmes ruins que receberam uma trilha sonora interessante ou, porquê não, boa pacas. Isso só aumenta a importância desse artificio.
Temos também o caso em que o filme em si é um musical ou algo do nível. E aí vem mais belos exemplos como Across the Universe, Tenacious D Uma Dupla Infernal, entre outros. Esses filmes trazem em sua raiz belas canções. No caso de Across the Universe, novas versões para musicas dos Beatles, onde elas contam a historia do filme de maneira ímpar e com uma fotografia bela e impecável que muitas vezes te deixa perplexo e também te faz pensar, te cobra isso. Já no caso do Tenacious D que também usei de exemplo, temos musicas engraçadas da banda que nessa opera rock traz um filme e uma trilha impar e muito, mas muito engraçada e cheia de referencias.
Além desses casos também existem filmes que contam historias de músicos ou bandas que obrigatoriamente são repletas de musicas da banda/musico em questão, como exemplo posso citar Control, The Doors e Johnny E June. Uso esses exemplos porque são filmes incríveis que mostram de uma maneira bela e sincera a trajetória desses incríveis músicos tendo em seu conteúdo grandes musicas e referencias.
Há logicamente filmes que produzem trilhas sonoras com musica clássica ou usando instrumentos de tal, como no caso de O Senhor Dos Anéis, Star Wars e Odisseia no Espaço que possuem musicas desse gênero que grudam em sua mente.
Enfim, usando todos exemplos que pude me lembrar até o dado momento do texto, chego ao ponto que queria chegar: Até quanto é valido uma banda liberar suas musicas para a trilha sonora de um filme e o quanto isso é benéfico ou não para uma banda?

Acontecem muitas coisas interessantes nesse meio e, como citei em exemplificações acima, muitos filmes ruins ou péssimos tem uma trilha muito bacana. Olhando como arte, uma banda sujeitar sua musica, sua arte, a um filme dessa categoria não seria o mesmo que se vender?! Tá, é meio clichê esse termo "vender", mas não achei palavra melhor que essa e no caso explico: deixar sua musica ser usada em qualquer diarreia cinematográfica (isso também se aplica a séries) é o mesmo que deixar usarem a canção numa propaganda de papel higiênico, contando que na propaganda o uso dela é mais sincero e a merda é anunciada, já no filme é outros quinhentos. 
Sim, isso pode servir de divulgação para banda e dependendo da situação, de cunho mundial, vide por exemplo, no caso da trilha de Godzilla. O Wallflowers ficou mais conhecido que nunca e o clip da musica, que era um cover de Heroes do David Bowie era mais legal que o filme que prefiro nem falar muito aqui. O fato é que resultou em uma divulgação mundial sem tamanho essa musica nessa trilha mas o nome da banda sempre será ligada a esse amontoado de fezes que Hollywood foi capaz de criar. Tá, antes que você fique aí pensando que só cito os maus casos, posso citar os casos de Into The Wild que tem a trilha inteira produzida por Eddie Vedder. A trilha serve tanto como trilha do ótimo filme como, também, álbum da carreira solo do musico e vale e muito uma audição.
Bandas como Led Zeppelin dificilmente liberam suas musicas para servirem de trilha e acho isso digno demais, para se ter uma ideia, para conseguir usar a musica Immigrant Song como trilha do filme Escola de Rock, todo elenco junto do pessoal da área técnica do filme teve que gravar um vídeo fazendo o pedido da musica para a banda que no fim liberou e isso ficou foda de verdade no filme. Bandas tratarem suas musicas como arte e não como produto é o que acredito eu, ser o mais certo, mesmo tendo grande divulgação, isso pode ligar o nome da banda a grandes porcarias, esses fatos tornam as coisas um pouco descartáveis. A musica, assim como toda forma de arte, deve ser respeitada sempre e isso inclui como e onde deixar serem vinculadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário