15 setembro 2014

Biografia sobre os Beatles e um pouco de Ringo

O autor britânico Mark Lewisohn, acredita que levará cerca de 25 anos para escrever da maneira mais exata possível toda historia dos Beatles. O pesquisador de 56 anos busca todos os detalhes possíveis, só para se ter uma idéia, a saga dos livros começa em 1846, narrando a primeira crise de fome irlandesa que forçou os ancestrais de John Lennon a migrar para Liverpool.
Mark também nos brinda com algumas curiosidades como, George Harrison no inicio da banda compartilhava o vocal por igual com John e Paul McCartney e a que eu mais achei legal, Ringo Starr foi procurado por John, Paul e George por ser um grande baterista, ou como nas palavras do próprio autor, "Ele foi provavelmente o único músico em Liverpool que tinha mais experiência de palco até mesmo que John, Paul e George".
Agora chegamos ao ponto que eu queria. Muita gente, gente chata por sinal, fica falando mal do Ringo, diz que ele estava abaixo dos outros Beatles e blá blá blá. Isso tudo é imbecilidade de menininho recalcado que não toca nem punheta mas fica criticando músicos.

Ringo não é o maior baterista mas ele é criativo na bateria, por exemplo, popularizou o modo de tocar com as duas mãos da mesma forma, coisa que todos bateristas do cenário do rock fazem até hoje, na época do Ringo o modo de tocar era com umas das mão segurando a baqueta meio de lado, como quem segura um hashi (aqueles palitinhos de comida chinesa, pra quem não sabe), isso por influencia do jazz e blues.
Ringo não escreveu muitas musicas mas escreveu algumas das mais legais dos Beatles, sempre interferia nas composições e tocava de maneira competente sempre, nunca era preciso ficar repetindo gravações por erro dele, pois naquela época se errava tinha que gravar de novo, não é como hoje em dia que existem programas de computador até para ajustar a batida de bateristas mediocres que ficam falando bosta por aí.
Enfim, Ringo é um grande baterista, foi o baterista da banda de rock mais importante de todos os tempos e não ficou devendo em nada pra ninguém e finalizando com mais uma citação de Mark Lewisohn: 
"Qualquer um que pensa que ele era um cara ordinário, na verdade está insultando John, Paul e George por tê-lo escolhido.".

Um comentário: