19 março 2015

República: Metal de Responsa

Olá meus caros patriotas, com saudade de nós? Bom, espero que sim pois também temos sentimentos e sei que vocês tem pressa, sendo assim, vamos ao que interessa.
Quem curte um som e vai em festivais e coisas do nível de rock sabe que muitas vezes acabamos conhecendo grandes bandas do underground neles, e foi assim que descobrimos o República
A historia não é longa por isso vou contar e não se atreva a pular esse parágrafo!No aniversário de São Paulo (dia 25/01 para os mais desavisados) houve um festival na Cidade Matarazzo nomeado com o criativo nome de Rock Na Cidade, esse festival foi organizado pela Prefeitura de São Paulo, a rádio 89 e também a Cidade Matarazzo... O festival começou cedo, 10 horas da madrugada de um domingo. No line-up do festival tinha muita coisa interessante mas não era possível assistir tudo por causa de compromissos a noite e também por causa do sono matinal. Resolvemos que iriamos a tempo de ver o Mattilha que se apresentaria ao meio dia e meio no Palco Pinhal (sim, foram vários palcos) mas por motivos de sono maior, acabamos atrasando e chegando depois da apresentação da cachorrada, na verdade chegamos ao fim da apresentação de uma banda que aparentemente era muito bacana, o Hammerhead Blues. Como tínhamos um tempo vago até os compromissos noturnos, resolvemos ver o show da próxima banda que seria, adivinhem... O República! 

Não conhecíamos nada da banda mas estávamos de mente aberta para o show e sinceramente, do fundo do coração, valeu muito a pena, man! As musicas autorais, que infelizmente ainda desconhecíamos, nos impressionaram mas os caras também soltaram alguns covers ( Killing On The Name do Rage Against The Machine, Enter Sandman do Metallica e TNT do AC/DC estão entre eles) em versões insanas que fez o publico viajar e viajar além, eu faço parte dos que foram além.
Enfim, Republica é uma banda Heavy Metal mas com um tom de thrash, me lembra em certas partes o Iced Earth e em outras o Metallica por conta do peso ser de certa forma limpo.
Os caras trazem 3 álbuns de estúdio, República de 1996, There's No Fucking Eletronic Modern Loop de 2007 e Point Of No Return de 2014, este ultimo não para de tocar aqui em casa.

Point Of No Return é um álbum coeso e todo proporcional me trazendo muito a mente, como já mencionei os trabalhos do Iced Earth, da era Dark Saga, manja?! Também como já falei, esse álbum tem aquela porrada limpa que o Metallica consegue fazer. As letras são em inglês e tratam de sentimentos cotidianos mas de uma maneira heavy metal, se é que me entendem... A produção é de primeira linha não devendo em nada para bandas gringas, aliás a produção ficou a cargo de Roy Z (que já produziu álbuns até do Bruce Dickinson) que também tocou guitarra na musica Goodbye Asshole.
A atual formação do República é, Leo Belling no vocal, Luiz Fernando Vieira e  Jorge Marinhas nas guitarras, Marco Vieira no baixo e Fernando Rensi na bateria. Todo o instrumental é de qualidade e de peso combinando perfeitamente com o vocal roco. Os caras já tem um bom tempo de carreira como podem ver pelos anos de lançamento de seus álbuns, já tocaram no Rock In Rio e até já abriram para o Deep Purple mas como sempre repito, precisam de reconhecimento lá fora para ser reconhecidos aqui...
Finalizando, valeu muito a pena esperar o show do República naquele dia e tenho certeza que se você parar para ouvir essa banda irá achar que valeu muito a pena esse tempo usado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário