19 março 2016

Rock N' Roll Responsável

Fala cambada, como vai vocês? Já faz um tempo que não pergunto, sinto que estou meio relapso como meus asseclas virtuais por esquecer de pergunta como estão e receber um monitor quieto como resposta... Povo mal educado vocês. 
Agora lembrei porque deixo de pergunta, feriram meu coraçãozinho deixando-me no vácuo.
...
Enfim, foda-se!
...
Desde um tempo estou com vontade de falar de algo que acredito ser sério, na verdade desde fevereiro quando Phil Anselmo fez a já famosa saudação nazista e gritar "white power" em palco durante o evento Dimebash (que é em homenagem ao falecido Dimebag Darrell, lendário guitarrista do Pantera), depois veio o caso do Roger Moreira que discutiu com o publico durante show do Ultraje A Rigor na abertura do show do Rolling Stones no Rio De Janeiro que foi até tratado aqui em nosso blog no post "Ultraje a Rigor: Por que as pessoas se revoltaram com o Roger?".
Os dois casos mostram o quanto de responsabilidade que um membro de uma banda tem durante um show, ainda mais um vocalista, onde a todo momento pode falar o que lhe vier na telha para um publico de milhares de pessoas. Milhares de pessoa, é gente pra caralho! Essa gente pra caralho pode ser incitada a violência por exemplo, para exemplificar melhor veja esse vídeo em 2013 do vocalista Tico Santa Cruz da banda Detonautas Roque Clube:


O vocalista tinha um certo ponto de razão já que a empresa responsável por contratar o show da banda produziu tudo com o cu e e durante o show ainda ameaçou desligar o P.A. e tudo mais... O caso é que o vocalista usou o publico para ameaçar a pessoa que já tinha ameaçado ele, pensando assim parece justo mas não é, a ameaça do funcionário -ou seja lá que merda for- da empresa era de praticamente parar o show, já a ameaça do vocal foi de mata-lo. Imagine mais de 10000 pessoas incitadas a assassinar 1. Já dá para imaginar a merda que poderia acontecer caso essas pessoas partissem realmente pra violência né.
O rock n' roll foi moldado em cima da contra cultura e isso é fato mas por mais que possa parecer estranho, os shows nunca foram moldados para pregação de seja lá a a ideologia que for, "Ah mas e o Woodstock?", o Woodstock é mais lenda que realidade, as pessoas que tocaram nesse festival não gostaram do que aconteceu e as que dão depoimentos dizendo que foi bom é porque passaram o festival inteiro chapados de LSD. "Você fala isso mas esquece do punk rock ou hardcore e outros estilos mais politizados e/ou cheios de ideologias e blá blá" cara quem curte esse tipo de som e vai ao show, já sabe o que esperar do show e na maioria das vezes concorda com o mesmo.
Uma banda que vai abrir para o show de outra banda, que em suma é mais que uma lenda, onde irão estar pessoas de todas as idades, todas as etnias, religiões e posicionamentos políticos. Nesse caso, para começo de conversa, o show não é dessa banda ela esta lá apenas para fazer o show de abertura e preparar o publico para o show principal. O vocalista da banda entrar com uma estampa criticando o posicionamento político de alguma parte do publico, seja ela certa ou errada, não pode acontecer já que o show dessa banda deve ser neutro, pois ninguém foi até lá para ver essa banda.
Bom, vocês perceberam que no fim deste post falei do Roger Moreira e aqui quero entrar em um assunto que acho interessante, músicos querendo ser politizados. Muitas bandas são politizadas e a lista é bem grande com a principal representante disso sendo o Rage Against The Machine. Pois bem, essas bandas politizadas, desde seu primeiro momento no mundo deixam claro ao que vieram ao mundo, deixam claro em suas letras e em suas ações em cima e fora do palco. Nem todo fan apoia essas ações dos músicos mas respeitam porque esta claro todo tempo o que eles pensam. Já no caso do Roger e alguns outros que tem suas bandas tratando de um tipo de musica com pouca tendenciosidade politica e ele impondo sua visão a todo tempo ao invés de ser politizado, se torna alguém chato, tirando assim a atenção sobre o que importa que é sua musica para baboseiras que não vão mudar o cenário politico em nada.
No caso do senhor Phil Anselmo, que sou muito fan de seu trabalho musical mas não gosto em nada dele como pessoa, entra o fato da responsabilidade quanto as suas declarações. Na época do já citado comprimento nazista eu lembrei que não era a primeira vez que o figura faz isso e que esse tanto de critica que apareceu ao Pantera por parte de idiotas que nem ao mesmo conhece o som da banda e muito menos a historia dela falar merda como que a banda é racista e outras babaquices do nível. O Pantera não é e nem nunca foi racista, em momento algum se encontra em sua discografia musicas desse nível, pelo contrario, se encontra letras criticando isso até. 
O irônico nisso tudo é que a cagada desse ano do Phil Anselmo foi justamente em um evento em homenagem a Dimebag Darel, que foi morto em cima de um palco por um retardado atirador. Phil Anselmo é acusado pelo irmão de Dimebag, Vinnie Paul, de ter incitado tal ato do idiota atirador com suas declarações e com uma em especial onde ele dizia que "alguém deveria dar um tiro em Dimebag", pelo sim ou pelo não, essa declaração pode ter influenciado o imbecil do atirador sim. Isso nos mostra o quão influente um deses caras pode ser e nos mostra também o quão imbecil eles podem ser.
Isso tudo nos mostra que esses caras que tanto nos influenciam, em opiniões e até em ações, devem começar a pensar nas merdas que fazem, não só no palco mas também fora dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário