05 julho 2016

Chop suey: Para refletir nas entrelinhas.

Hey Guys!


Fiz há muito tempo, acho que um dos meus primeiros posts, um "release" da música The Unforgiven 2 do Metallica e ainda é um dos posts mais acessados deste blog (\o/).
Desde então venho ensaiando fazer de outras músicas. E cá estou, desta vez com a música Chop Suey do System Of a Down.

A Chop Suey é uma daquelas música que nos deixa intrigados, nos fazem refletir e tentar entender o que ela quer realmente nos dizer. A música começa com ordens:


Acorde!
Pegue uma escova e ponha um pouco de maquiagem.
Esconda as cicatrizes para diminuir o impacto.

No trecho acima é como se fossemos essa pessoa que está dormindo e é acordada às presas. Se levanta com o susto, e começa, ainda cambaleando de sono, seguir as ordens que vai recebendo.
Em meio a todas as ordens, é surpreendida com a pergunta:

Por que você deixou as chaves sobre a mesa?

E enquanto você está ali, cambaleando de sono e se perguntando porque deixou a chaves ali/se não era para ter deixado/ Porque não deveria ter deixado... recebe mais uma ordem:

Aqui você irá criar uma outra fábula.

Em seguida a voz retorna, dessa vez não com ordens, mas para apontar o fracasso do plano anterior:

Você QUERIA  pegar uma escova e colocar um pouco de maquiagem
Você QUERIA esconder as cicatrizes para diminuir o impacto
Você QUERIA.

Opa, mas como assim "eu queria"? Não estava recebendo ordens?
Pois bem, aqui parece que as primeiras ordens vinham do consciente do personagem,  uma espécie de "lista mental" de coisa a fazer para, aparentemente, esconder um crime.
Já essa segunda voz o acusa, como uma espécie de demônio interior.
Mas a primeira voz retorna e  volta a questionar:

Por que deixou as chaves sobre a mesa?

Essa pergunta após o fracasso do plano parece sugerir que tudo falhou por causa daquela chave. Por tê-la deixado ali, sobre a mesa, exposta, desprotegida e suscetível a olhares de qualquer um que entrasse no ambiente.

A voz que o atormenta retorna, acusa o personagem de não acreditar nos motivos que levaram ao seu fim:

Eu não acho que você acredita em meu justificado suicídio

Esse demônio interior deixa claro que havia uma razão, um motivo que o levou a morte. Ele não se arrepende disso e creio, não faria diferente.
E justamente por ser algo honrado, justo, ele não deixa o personagem em paz. Porque ele não deixará que o personagem manche a honra da sua morte. Em seguida o demônio interior retoma a fala e diz:

Eu choro quando anjos estão destinados a morrer

Nessa fala ele deixa claro o tamanho da tragédia, e também justifica a sua morte. Esse "demônio" morreu por algo maior e para que outros não mais pagassem o preço  que ele pagou.
Essa voz de acusação, o demônio interior do nosso personagem, nos arrebata, e nos leva para um lugar feio e desesperador. Um lugar onde não há mais saída. E ele começa então a gritar:

Pai, pai, pai, pai!!!!

E fazendo uma paráfrase de uma fala bíblica, ele diz:

Pai, em tuas mãos entrego o meu espirito. 
Porque nos abandonou?
Em seus olhos me abandonou, em seus pensamentos me abandonou,  em seu coração me abandonou.

Novamente ele se volta para o nosso personagem e diz, por uma ultima vez:

Acredite em meu justificado suicídio

Como se depois daquela cena de terror e de sofrimento em que nos coloca, ele quisesse provar ao nosso personagem, pela ultima vez, que ele não morreu em vão, havia um motivo real e maior que não deve ser apagado. Que ele não permitirá que apaguem.

-----x-x-----

Muitos de nós sabemos que essa música foi escrita por causa do Genocídio do povo Armênio. Fiz algumas pesquisas a respeito, a começar pelo título da música que, a grosso modo, seria Pedaços Misturados e/ou Vísceras. Um prato da culinária chinesa que consiste em pedaços de varias carnes com legumes, arroz, repolho...

O personagem machucado, creio eu, simboliza o povo Armênio. Ele esta machucado porque foi massacrado pelo governo Turco.
Essas ordens que ele recebe a todo momento para passar maquiagem, esconder as cicatrizes e  para criar outra fábula, são do governo Turco, que tentou amenizar a situação, dizendo que não houve genocídio, mas que o povo Armênio foi vitima de uma terrível mortalidade e que só agiu para defender  a soberania nacional.
Imagem do genocídio. 
Quando a voz aponta o fracasso do plano e pergunta da chave, é porque, por mais que o governo Turco tente negar -e ainda nega-, o plano dele falhou. A chave, que no caso são os vários documentos que comprovam a maquinação de todo esse plano, foi encontrada. É uma prova concisa de todo massacre. 

O demônio interior teve um suicídio justificado porque, um mês antes do massacre, ele havia morrido em prol da independência da Armênia. Ele chora por causa dos anjos, porque matar inocentes, foi a forma covarde que o governo turco encontrou de se vingar dos primeiros mártires.

O desespero, na música, quando ele clama por "Pai"e parafraseia um trecho bíblico, de quando Jesus está na cruz e diz "Pai, pai, por que me abandonou?", denota a sensação de abandono total em que o povo se encontrou. Eles não tiveram a quem recorrer para ajudá-los. Não havia ninguém que olhasse por eles.
Imagem do genocídio.

É isso guys, espero que tenham curtido. Só ressalto, por fim, que tudo o que está escrito e como eu interpretei a música. E Como música, como arte, ela se renova e se aplica a muitas situações dos nossos dias. E ainda assim ela nunca deixará de ser um grito para que não esqueçamos do sofrimento a que o povo Armênio foi sujeitado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário