06 fevereiro 2017

Novo Mega Drive da Tectoy

No final do ano passado passamos por uma avalanche de lançamentos retrôs no mundo dos games, pessoal que assim como eu com mais de 30 anos sentiu as calcinhas molhadas com relançamentos de consoles em versões mini e coisas do nível. O mais interessante que ao contrario do normal nesse nicho de mercado, esses lançamentos foram todos oficiais.

A Nintendo lançou o NES (nosso querido Nintendinho) em formato mini em duas versões, americana e japonesa, cada um com 30 jogos diferentes na memória do pequenino console. 

A Atari também entrou na brincadeira e lançou o Atari 2600 em duas versões, uma de mesa com 101 jogos na memória e outro portátil com 60 jogos e entrada para cartão SD.

A Sega relançou uma versão mini do Mega Drive que já havia lançado apenas na Europa, ele conta com 80 jogos na memória e entrada para os cartuchos do clássico console de 16 bits.
O caso que todos esses consoles são apenas emuladores digitais dos consoles clássicos, ou seja, eles tem seu lado positivo como fazer o upscaling da imagem dos jogos antigos com baixa resolução para nossas TVs maiores com HD e a porra toda, porém, não é a mesma tecnologia de quem jogou no console original, perdendo-se em qualidade de reprodução e fazendo o custo de um console desses ser apenas pela memorabilia, já que com um PC ou até mesmo celular poderíamos rodar tais jogos da mesma maneira.

Aí chegamos ao lançamento da Tectoy do Mega Drive onde o hardware do console será inteiramente analógico igual ao console original, o que nos trará uma experiencia mais próxima ao do console original. O console trará 22 jogos na memória, um controle de 3 botões no formato original e ainda entrada para cartão SD, sim você poderá emular ROMS em um console analógico, algo bem interessante. O console contará com entrada para cartuchos também, porém, aí chegamos a uma grande limitação, nem todos os jogos irão rodar diretamente do cartucho, como o caso de Sonic 3 que tem um cartucho especial. E aquela caralhada de periféricos que o Mega Drive teve também não será compatível.
O caso é que na época do anuncio muita gente criticou a coisa mais besta que se poderia criticar do console retrô da Tectoy, a falta de saída HDMI. A empresa explicou que instalar essa saída iria apenas aumentar o custo de produção do console e iria torna-lo mais caro ao consumidor e no fim nem faria tanto sentido o HDMI já que se trata de um sistema antigo. E é fato pois se você quer ter a mesma experiencia que tinha no console clássico, o melhor é ver um sistema que mais se aproxime dele.
O grande problema é que a Tectoy já lançou e continua lançando versões dos consoles antigos da Sega, como já dito Mega Drive e também o Master System. O problema é que muitas dessas versões da Tectoy eram inferiores em qualidade de reprodução ao original. Tive alguns Mega Drives na adolescência e um deles foi o Mega Drive III da Tectoy, lembro que ao jogar Sonic 2 nele, sentia que o jogo engasgava quando a velocidade aumentava na tela e as vezes sentia uma perda de qualidade gráfica. Pensei que era coisa da minha cabeça mas um certa dia li em uma Super Game Power uma critica descrevendo esses mesmos problemas e explicando que a Tectoy usou chips mais fracos, ou algo do nível, e por conta disso o console era menos capaz que o original. Aí que entra a grande interrogação, será que a Tectoy derrapará nesse Mega Drive retrô também?
Torçamos que não pois sinceramente, entre toda essa enchurrada de lançamentos retrôs esse é o unico que realmente chamou minha atenção pois se eu quizer um emulador jogo no PC mas essa é apenas a minha opinião e eu não sou dono da verdade em porra nenhuma.
Se você se interessou pelo console da Tectoy, ele é o unico que tem venda oficial no Brasil, os demais fica no mercado paralelo ou importação. Para maiores informações oficiais, póde acessar o site oficial do console da Tectoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário