22 dezembro 2017

Star Wars E A Intolerância

Fim de ano vem chegando e começamos a refletir sobre o que está acontecendo com nossas vidas e com o mundo. Nessas reflexões cheguei a conclusão que, ninguém liga pra minha vida e que esse mundo anda chato pra caralho.
Tá tudo tão chato, mas tão chato que esses dias fui assistir Star Wars Episodio VIII - Os Últimos Jedi, curti pacas, na verdade achei esse mais legal que o antecessor, me trouxe muito do episódio VI, com leveza te taca tragédias no colo. Além, é claro de terem tido coragem de mostrar que um certo personagem pode ter defeitos e cometer erros que culminam na merda maior. Claro, teve outros detalhes bem interessantes, como mostrar detalhes que não posso citar para não ser acusado de spoilar mas que dão bem mais veracidade aquele universo. Ah, além de uma bela homenagem a Carrie Fisher, nossa eterna Princesa Leia, homenagem que foi além da convencional dedicatória e que poucos conseguiram pegar em um certo diálogo.
É o melhor filme da saga? Não. É o pior? Nem pensar.
Porém, pessoas que não gostaram do filme (que fique claro aqui que as pessoas tem todo o direito de não gostar de algo), criaram uma petição para que a LucasFilm/ Disney retire o filme do cânone da saga. Entre os motivos alegados dizem que mancharam a reputação daquele personagem que deu mancada, alegam que as lutas são fracas, alegam que o vilão maior tem pouco tempo em filme e pouca explicação de quem ele é e muitas outras coisas que nem vou me dar ao trabalho de citar.
Reclamar que vilão tem pouca explicação é ter assistido os filmes da série fora da ordem de lançamento, o Darth Vader, o vilão maior da série tinha pouquíssimo pano de fundo, tudo que sabíamos era que o cara era mal e poderoso mas graças a pouca tecnologia em efeitos visuais da época, nem tinha tanta noção assim de seu poder. O Darth Sidious, o Imperador, tinha menos explicação ainda, mesmo com a prequel não deram muitas explicações de onde ele vem.
A parte das lutas, é uma questão de gosto pessoal, sinceramente, eu gostei, fizeram algo mais pé no chão mas conseguiram usar bem a Força nelas e até mesmo colocaram um tom psicológico bem interessante.
E aqui chegamos a parte mais importante, pelo menos a mim, nessa nova saga de Star Wars estão dando profundidade aos personagens e um dos personagens mais reclamados é um dos que tem mais camadas, Kylo Ren. Ele prova que agora Star Wars vai além do manjado o bem contra o mal e tem muito cinza. Kylo nesse filme deixa claro que quer não apenas dominar o mundo, aquele clichê básico da série, ele quer trazer algo novo a esse mundo e para isso ele quer destruir tudo que é velho, sendo que muito de filosofia é colocado ali.
Nisso, o nosso outro personagem já citado, que ganhou defeitos que fizeram algumas pessoas se sentir magoadas, ganhou muito mais camadas que já tinha. Aqui ele foi humanizado, mostrou que também pode ter medo, que pode ser capaz de fazer algo ruim, mesmo acreditando que isso será o melhor. Nessa parte chegamos a uma verdade inconveniente, quem faz o mal o faz acreditando que está fazendo algo bom.
O caso é que as pessoas não aceitam mais defeitos em seus heróis e muitos personagens estão sendo destituídos de seus defeitos, exemplo disso, Batman que ao invés de ser um cara com problemas psicológicos, zero de aptidão para relacionamentos, que luta contra mafiosos passou a ser o cara que consegue peitar ameaças galáticas com superamigos.
As pessoas agora não aceitam defeitos, acreditando que é apenas preto e branco, isto está claro na polarização das coisas. Esse pensamento é tolo, nada é 100% bom ou ruim, o mundo é cinza e está cada vez mais cinza com pessoas e instituições cada vez mais escondendo suas reais intenções.
Enfim, o filme não foi bem aceito mas não é ruim, aliás, ele é bem mais complexo que a maioria da saga Star Wars e não gostar é um direito das pessoas mas querer forçar a todo o resto que gostou a descarta-lo é não aceitar que outras pessoas tem o direito de pensar diferente. E essa atual intolerância com quem não pensa igual é muito tóxica e perigosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário