02 janeiro 2020

Resident Evil 4 - a história é mais realista do que você imagina

Encontro com muita frequência (quer dizer, agora nem tanto) um meme fuleiro sobre Resident Evil 4 em que fala que a filha do presidente americano é sequestrada e eles enviam apenas um cara com uma pistola. Você já deve ter cruzado com isso por suas andanças internéticas também.
Pois bem, venho até vós me cê hoje para te falar que essa parte do roteiro é a mais realista do jogo, que é um dos mais queridos da franquia e com toda razão, baita jogo que envelheceu muito bem!
A argumentação começa com, o agente secreto, no caso o menino do cabelo divoso Leon Kennedy, vai numa missão investigativa. Ou seja, ele não vai para resgatar a filha do presidente e sim verificar uma denuncia ou algo do gênero. O que torna isso plausível é o fato de ser em outro país, o jogo se passa em alguma localidade rural na Espanha.
Por mais que EUA seja uma superpotência, ele é obrigado a respeitar a soberania de outros países (a menos que o presidente desses outros países não estiver disposto a dar tudo que tem, até o cu para o presidente americano), e em casos como esse ele não pode enviar agentes ao seu gosto, tem que infiltrar os mesmos, o que acontece muito com a CIA por exemplo. Os agentes dela vão em missões em outros países sem demonstrar nenhum vínculo com o governo americano e caso sejam descobertos, se fodem sozinhos. 
Uma das provas disso que estou afirmando é o livro Plano De Ataque de Bob Woodward, esse livro conta o trabalho pré guerra do Iraque, mostrando todo o protagonismo do governo Bush na criação de um plano de ataque (viu só porque o nome do livro?), isso um ano antes da guerra começar. O livro conta com entrevista com pessoas envolvidas no tal plano e consultas a documentos da época. 
Nesse livro é reservado uns bons capítulos aos agentes da CIA que vão até o país para fazer serviço de contra inteligência, ou seja, dar dinheiro e armas a grupos rebeldes para assim minar um pouco da soberania do governo Iraquiano, que na época estava nas garras de Saddam Husseim. Esses agentes da CIA não tinham nenhum vínculo com o governo americano, até mesmo seus comprovantes eram apenas guardanapos rabiscados.
Mas isso não se reserva apenas o que Plano De Ataque documenta, muitos filmes baseados em história real contam o mesmo, basta dar uma pesquisada para saber... Que é? Larga de preguiça e pesquise por si mesmo, não vou ficar te indicando o caminho, não sou GPS.
Voltando a RE4 (sou íntimo do jogo a ponto de poder chamá-lo pelas iniciais), Leon é apresentado como um agente secreto, de tão secreto sua agência nem é mencionada, e como tal ele pode sair chacinando os moradores do pequeno povoado onde o jogo se passa. Por mais que os caras estejam com um vírus maligno, pensa, eles tão lá de boas cuidando de suas plantações e se alimentando de uma maneira inusitada quando chega um cara metendo bala em geral sem nem perguntar o nome de ninguém. Não sei pra vocês mas pra mim isso é chacina.
Mas finalizando isso aqui, pois já falei demais, acho que provei meu ponto de vista e dei provas plausíveis mas sinta-se a vontade para comentar, com respeito e dignidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário