28 maio 2016

Nox Eterna: Heavy Metal Temperado Com Progresssivo

As vezes vale a pena ouvir o que as pessoas lhe indicam, esse conselho eu lhes dou e uso essa banda como exemplo para o que acabo de dizer. Enquanto eu fanfarroneava pelo Facebook nos meus dias de ferias (em uma data muito distante) um cara me indicou ouvir Nox Eterna e como eu não tinha nada melhor a se fazer, ouvi, e cara, valeu muito a pena.

O Nox Eterna é uma banda de Jundiaí, interior de São Paulo. Os caras tocam um heavy metal competente com umas pitadas de progressivo aqui e alí. Para os que gostam de sair comparando tudo, pode ser que identifiquem um pouco de Iron Maiden da fase que a banda mais teve influencias de rock progressivo. Mas o Nox Eterna não se restringe a isso e em seus álbuns é possível ouvir desde pancadas até umas baladinhas mais harmoniosas e tudo com riffs bem grudentos tocados com bastante competência.
Na ativa desde 1996 (sim, 20 fucking anos de existência), a banda conta com duas demos Nox Eterna de 2003 e Lady In White de 2007, as musicas de ambas demos foram reaproveitadas em seus dois álbuns, Mind Abduction de 2009 e The Ocean Is Mine de 2013, Tudo lançado de maneira independente, na raça. 

Nox Eterna é formada por Luis Felipe no Baixo, Alan Ricardo e Renato Lorencini nas guitarras, Renato Zomignani no vocal e Mikee na bateria. Essa formação existe desde 2012.
O nome da banda, Nox Eterna, vem de uma brincadeira com o latim, onde poderia se traduzir como Noite Eterna e é algo bem sacado na banda pois nos traz um nome familiar mas ao mesmo tempo totalmente novo e não me recordo de nenhuma banda que foi batizada em latim, isso é poderoso cara!
Finalizando, o Nox Eterna é uma daquelas bandas que já merece reconhecimento pelo trabalho duro que faz mas o reconhecimento não deve parar aí, a arte dos caras é de primeira e pode até não inovar muito mas em compensação nos traz algo sólido, verdadeiro e de qualidade que vale a pena e muito conferir.