02 março 2019

Terminei Battlefield 1

Olá meus caros carniceiros do inferno. O tempo voa e a história, assim como o mundo, não para. Nesse momento que você está lendo isso vários acontecimentos históricos estão acontecendo. Coisas que vão impactar a nossa e as próximas gerações do mundo todo estão acontecendo, queira você ou não, participe ou não ou até mesmo concorde ou não, tudo vai continuar acontecendo e seja qual fim que tiver, você, assim como eu, não tem o menor poder sobre tudo isso.
Por falar em grandes ocasiões históricas, bora falar do último jogo que terminei, Battlefield 1. Esse jogo lindo que tem como tema principal a Primeira Guerra Mundial traz um respiro para a franquia e para os FPS em geral.
Como sempre vamos falar primeiro sobre quem é Battlefield 1 na fila do pão.
Apesar do nome Battlefield 1 é o 14º game da franquia, lançado em 2016, o jogo foi desenvolvido pela Dice e publicado pela EA para XBox One, Playstation 4 e PC (a versão que terminei foi a de XBox One). 
Esse jogo foi o que veio junto no bundle do XBox One S que comprei, com o console e controle contendo cor temática do jogo, coisa linda de Satã. O problema foi que não veio uma cópia física do jogo na caixa e sim um código para download, o que me custou uns dias de espera enquanto minha internet de velocidade anal baixava 80GB de deliciosidades a base de sangue, lama, sacanagem, saliva e suor.
Campainhas.
Tá, deixe-me voltar ao foco que foi a campanha terminada, melhor dizer, mini campanhas terminadas, pois o jogo se divide em seis pequenas campanhas que se jogadas as presas cada uma pode ser fechada em meia hora mais ou menos (caso procure os secrets e tudo mais pode levar um tempinho a mais pois os mapas são bem amplos). Cada mini campanha (ou será que posso chamar de campainha?!) traz a história fictícia de soldados de países diferentes em situações diferentes, trazendo cada um seus sacrifícios e montando assim a grande engrenagem que é uma grande guerra. 
Aviador fazendo aviações.
Olhando pelo ponto histórico há algumas falhas de exatidão dos fatos e na precisão dos equipamentos mostrados, mas é uma obra fictícia e apesar dos pesares, para um jogo, respeita bem o grande acontecimento que se propõe a demonstrar trazendo boas histórias que nos ambientam bem a toda a brutalidade da grande guerra.
Cada campainha (sim vou ficar chamando assim as mini campanhas e se não gostar, não vai poder me bater mesmo... porque você não sabe onde eu estou e provavelmente está longe demais para desferir toda sua cólera do dragão) é contada pelo personagem que você toma controle, ou seja, as vezes os fatos podem ser duvidosos e isso é bem utilizado na campainha que mais curti, "Amigos Em Lugares Privilegiados", onde um aviador não muito confiável é acusado de traição mas na sua história os fatos são bem diferentes e no fim ele deixa a duvida se contou a verdade ou não.
Uma das campainhas nos traz uma mulher como protagonista, o que é bem bacana pois ela é inserida de uma forma inteligente, o que nos faz pensar como conseguiram cagar isso em Battlefield V... mas isso é outro assunto.
Ei moça, o que deu nos caras ao fazer merda com Battlefield V?
Enfim, na época de lançamento desse jogo, lembro que li uma matéria onde um repórter achava desrespeitoso um jogo abordar um acontecimento tão obscuro da história da humanidade. Depois de jogar cada campainha e ver como houve cuidado dos roteiristas em trazer histórias humanas em pontos de vistas que nos fazem perceber toda a crueldade que pessoas comuns tiveram que passar , e toda coragem que tiveram que ter, só nos faz ter ainda mais respeito por todos guerreiros da Primeira Guerra Mundial, seja por qual lado que tiveram que lutar, cada um deles deu seu máximo por aquilo que acreditava. Temos muitos jogos com temáticas modernas, com guerra ao terror ou urbana, temos outros montes de jogos que se passam na Segunda Guerra Mundial, se passando em momentos chaves que já sabemos de cor e salteado graças ao cinema e literatura mas na Primeira Guerra Mundial, temos pouco ou quase nada, até mesmo no cinema, e um jogo que resolveu trazer isso com gráficos de encher os olhos e jogabilidade primorosa, merece todo reconhecimento.