22 março 2019

Sobre Joysticks

Olá minhas caras crias do alucinógeno, estava eu vendo um vídeo do Angry Video Games Nerd sobre controles de vídeos games e comecei a viajar sobre umas paradas bem loucas e vou entrar nisso já mas deixe-me antes fechar essa introdução, pronto está fechado.


Agora que me introduzi em você, se deu uma zapiada no vídeo acima, viu que os caras apresentam suas coleções de controles e falam quais seus prediletos, a minha proposta é fazer algo bem parecido mas criando uma tese que logo vou chegar, vamos por partes, assim como sua mãe, aquela vítima do Jack Estripador.
Falando de minhas experiencias pessoais com controles, vou começar do início, que é claro, não é com um console meu, pois meus pais eram bem lascados de bolso para comprar um naquela época, sendo assim, um primo, que também era meu vizinho, e naquela época um dos meus melhores amigos, ganhou um Turbo Game (aquele Nintendinho genérico da CCE). Apesar do console ter um controle bem bacana, naquela época, não lembro como, ele arrumou um controle bem pequeno, que para minhas mãos de criança de 8 anos encaixava muito bem. Esse controle eu me lembro até hoje, ele era quadrado, copiando o modelo do controle do NES mas em um tamanho diminuto, sendo preto e amarelo. A nostalgia é foda, bate maior carinho só de lembrar.
Como não achei uma foto daquele modelo, fica a imagem do que ele copiava mesmo.
Nesse meio tempo joguei outros consoles com outros joysticks (acho esse nome tão engraçado, parece nome de vibrador), Atari com aquele um único botão e alavanca que não curti nenhum pouco, Master System eu curti o controle mas não tinha o botão Start nele, coisa muito bizarra ao meu ver e os controles padrão de arcades onde aprendi a jogar jogos de luta e a jogar evitando apelação para não perder os dentes.
Então chegamos ao meu contato com o controle de 3 botões do Mega Drive, amei! Encaixava fácil nas mãos, os 3 botões em ordem enfileirada e o direcional sendo uma parte só, ao contrário do padrão da Nintendo com uma cruz, maldito controle cristão. Depois o controle de 6 botões, menor, mais fácil de manusear para um adolescentes com mãos pequenas ainda, sendo que até hoje acredito ser o melhor controle para jogos de luta com os seis botões enfileirados em duas filas dispostas uma sobre a outra.
Cheguei ao controle do Super Nintendo, boa pegada, bonito e pela primeira vez que vi botões de ombro, ótimos para jogos de corrida e os botões dispostos em formato triangular facilitava muito em jogos de ação. Verdade seja dita, esse controle do SNes foi o que padronizou os controles que vieram depois, digamos que o primeiro passo nisso.
O que nos levou ao Playstation, o primeiro controle, sem analógicos, uma evolução espiritual do SNes mas com mais dois botões de ombro e pegadores para facilitar na anatomia da bagaça. Esse controle um tempo depois, inspirado pelo controle do Nintendo 64, nos trouxe dois analógicos e sistema de vibração que de tão novidade muitos jogos nem utilizavam.
O controle do concorrente Sega Saturn também era uma delícia á base de cevada, com uma pegada no mesmo estilo do de 6 botões do Mega Drive, trazia ainda botões de ombro. Vale falar rapidamente aqui do controle do Neo Geo CD, um com o melhor analógico (ou direcional, não sei a qual mundo pertence) bem unico que se encaixa perfeitamente ao dedão, sendo um dos menos cansativos que tive contato, e os seus 4 botões grandes eram tudo que você iria precisar para combar até o cu fazer bico em jogos de luta.
Isso é analógico ou dpad? Você decide.
Playstation 2 trouxe uma evolução daquele segundo controle do PSOne, com botões sensíveis a pressão, melhor disposição dos quatro botões de ombro, sistema de vibração melhorado e um tanto quanto mais leve.
Por ultimo chego ao controle do XBox 360, o que explodiu minha cabeça quando peguei pela primeira vez, encaixa perfeitamente na mão, com gatilhos com sensibilidade pressão, que ajuda muito em jogos de corrida e tiro, uma disposição bem diferente entre analógicos e direcional, um botão de home e sem fio. O peso sendo maior, para adulto meio ogro é mais gostoso. Citando rapidamente o de XBox One, uma evolução sem muitas diferenças do de 360, o mesmo que rola na família Playstation, o famoso ditado "não se mexe em time que está cagando".
Então chegamos aqui a minha tese: A Sega deixou de fazer consoles depois do Dreamcast e a Nintendo tirou o foco do público hardcore se tornando aquilo que sempre foi, mas totalmente focada nisso.
Então chegamos ao ponto em que as duas antigas rivais ganharam sucessores espirituais, sendo o Playstation o sucessor da Nintendo, trazendo muito do que a Big N fez em seus controles mas evoluindo tecnologicamente a porra toda. Já o XBox é o sucessor da Sega, trazendo uma evolução natural sobre o controle do Dreamcast. Diz se isso não faz muito sentido?! Pensa no seguinte, a Sony iria fazer um periférico para o Super Nintendo e disso nasceu o projeto do PS One e a Microsoft trabalhou no sistema operacional do Dreamcast, viu, faz muito sentido.
Mas enfim, poderia citar muios outros controles que passaram nas minhas mãos safadinhas mas seria chover no molhado e não traria nenhuma informação relevante para onde eu queria chegar.
Finalizando deixo meu top 5 de controles prediletos, lembrando que é minha opinião, meu gosto pessoal.
1 - Controle XBox 360 
2 - Controle Playstation 2
3 - Controle 6 botões Mega Drive
4 - Controle padrão original Nes
5 - Controle padrão Neo Geo CD