09 fevereiro 2023

Porque eu amo 2: Far Beyond Existence - Torture Squad

Por esses tempos fiz um vídeo no Tik Tok falando sobre um lançamento em CD bem porco da Warner Music. Depois de um tempo dei uma olhada na minha coleção de CDs em busca de algo para ouvir e escolhi esse álbum aqui, Far Beyond Existence e depois de colocar pra tocar me toquei que poderia tratar sobre ele num outro assunto que é qualidade.
Quando a gente, que curte ouvir musica com mídia física, pega algo para ouvir, geralmente não se tem apenas a sensação auditiva, nós temos muitos outros estímulos, do visual (podendo checar as letras das musicas e apreciar toda a arte da capa, contra capa e encarte) ao tátil (poder tocar todo esse material sentindo a textura do papel e afins). O caso é que toda essa experiência conta no nosso carinho por um álbum.
No caso desse álbum do Torture Squad, o cuidado com tudo está estampado em cada detalhe, começando pelo formato do lançamento, tendo um slip case caprichado de bonito. O encarte trás todas as letras das músicas e as informações básicas de sempre, como ficha técnica e afins. Outra coisa que vale salientar aqui é um lindo poster contendo a arte da capa com fotos dos integrantes da banda e um detalhe que achei sensacional, a tradução das letras pra português. Sim ser humano que não conhece nem a banda e nem o álbum, Torture Squad faz na sua maioria música em inglês.
Olha como é tudo completo e cheiroso.

Esse tipo de detalhes agregam e muito a nossa experiência ao apreciar uma obra como essa, e já que a música física se tornou algo de nicho, é o mínimo que esse tipo de produto deve ter. No caso do Torture Squad, não coloco como uma banda underground de fato, já que tem reconhecimento mundial e é uma banda bem conhecida no cenário metálico brasileiro. Mas caindo pro lado underground ou no meio termo, como o já citado Torture, que apesar de grande não está em uma gravadora gigante, o capricho em seus lançamentos é visível. Pequenos selos se esforçam pra nos dar o melhor produto possível com o que eles tem em mãos, a minha dúvida é, porque grandes gravadoras cagam pra isso enquanto lucram muitas vezes mais...
E isso não é algo de agora, lembro de uma entrevista na antiga MTV (quando ainda era um canal voltado para musica) de um funcionário de uma grande gravadora nacional, não recordo exatamente qual, que dizia que Gene Simons do Kiss ficou puto ao ver que a arte dos CDs da banda estavam tudo pequenas em um fundo branco nos lançamentos brasileiros. Disse o funcionário que o músico xingou horrores porque não era essa a qualidade que a banda vendia seu material. O mesmo funcionário terminou a entrevista achando graça que mesmo assim a gravadora continuou vendendo os CDs com essa capa editada para economizar com impressão. Essa economia nunca chegou ao consumidor final, a única coisa que foi entregue foram produtos com baixa qualidade enquanto empresários multimilionários enchiam o cu de dinheiro.
O mais da hora é que dá pra ver que estão na frente de Galeria do Rock.
Enfim, voltando ao TS, aqui temos a banda tomando conta de seus lançamentos de maneira mais direta e pequenos selos vendendo seus produtos com todo carinho que a boa arte merece. Amo esse play por ser um renascimento de uma banda que adoro, contendo um repertório redondinho e sendo uma das obras mais pesadas e coesas lançadas naquele ano. Sem contar que na nossa versão nacional ainda temos 3 musicas bônus que merecem ser citadas, uma tendo a participação de Alex Camargo do Krisiun num cover maravilhoso de Just Got Paid do ZZ Top. Ou seja, algo feito com tesão pra quem ama metal extremo e é por isso que amo saporra aqui!