15 outubro 2013

Dia Do Professor: E o respeito, ó!

Hoje é um dia dedicado àqueles que, por um longo período de tempo, têm feito parte de nossas vidas: o professor.
Como profissional na área da educação, tenho visto e sentido na pele as agruras desse setor. E sério, não é fácil! 
A minha indignação não está ligada tão somente ao salário pois acredito que este seja apenas reflexo da falta de reconhecimento tanto por falta de governo, pais e alunos.

Há um tempo atras li uma matéria "O que os professores realmente querem dizer aos pais" (Link aqui) onde o autor Ron Clark afirma que o maior problema no exercício da  docência esta ligada aos pais. Isto porque pais e professores não se entendem mais. Há pais que sequer sabem em que sala o filho estuda e quem são seus professores. Tomam partido do filho sem ouvir o outro lado. Estou falando do que vejo, do que presencio, não do que imagino ou me contam.
É certo que o professor não é visto como um profissional tal qual um médico, engenheiro, advogado ou de quais quer outra área. Esta afirmação se ratifica desde reação de desprezo das pessoas quando tomam conhecimento da profissão e/ou curso à "importância" dada a um conselho ou reunião.
Em entrevista a Veja.com (Link aqui) , Clark afirma a importância do trabalho em conjunto entre pais e mestres: "Os pais precisam da escola e a escola precisa do apoio da família para realizar um  bom trabalho." Isso porque não é possível delimitar onde termina o trabalho da família e começa o do professor. Se a família não respeita e não vê o professor como um profissional, dificilmente os filhos o iriam enxergar e tão pouco o respeitar.
Mas a minha critica aqui não se resume aos pais e sociedade. Se estende a nós, profissionais da educação.
Talvez, por não nos sentirmos valorizados, também não nos damos o devido valor. Enquanto não nos enxergamos como profissionais e fazermos valer os anos de estudos para chegar onde estamos, os outros também não enxergarão.
Se vista como profissional. Escola não é sua casa, é seu local de trabalho! Assuma o seu papel sem medo. Aja como profissional. Sem "mimimi". Escolhemos essa profissão sabendo o que nos aguardava.
Quanto ao governo... Chega mais...
Sua "cobrança" a nosso setor é tão bizarra, tão desproporcional e medonha... é tanta burocracia e uma série de coisas que devemos cumprir... que fico em dúvida se realmente deseja que façamos um excelente trabalho, ou se apenas faz isso, de proposito, para nos atrapalhar no mesmo.
No mais agradeço a todos os profissionais da educação, em especial aos que direto ou indiretamente fizeram e fazem parte da minha vida.  A todos vocês, que tecem a manhã de forma única e particular, o meu Muito Obrigada! Feliz dia do professor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário