04 janeiro 2021

23+: Álbuns Mais Ouvidos De 2019

2019, comparado a esse ano ao qual estamos vivendo, foi um paraíso. O dólar só estava a R$4,00 e não tínhamos pandemia levando metade do Brasil. Apenas tínhamos um presidente imbecil seguido por um bando de idiotas mas desde quando isso foi diferente nesse país?
Enfim, hoje quero trago minha lista de álbuns mais ouvidos naquele ano. Isso não quer dizer que seja um ranking, quer dizer apenas que é o que mais ouvi por um motivo ou outro que não vou fazer questão de especificar porque simplesmente tenho preguiça. Simbora então:


23° lugar: R.I.B. - Tankard


Pra ser sincero, esse álbum abriu minha cabeça pra nova sonoridade que o thrash mundial vem trazendo e por isso continuo ouvindo como doido;

22° lugar: MTV Ao Vivo Volume 2 - Raimundos


Tenho essa desgraceira na versão separada, onde ficou cada CD em um volume, sendo o da capa vermelha o Volume 1 e o da capa branca o Volume 2, sendo o da capa preta o completo como CD duplo. Enfim, o Vol. 1 tenho desde adolescente, já o Vol. 2 fui pegar mais velho, escutei bastante pois tem o tom de nostalgia misturado a sensação de ouvir algo novo na dose certa;

21° lugar: Ozzmosis - Ozzy Osbourne


Sabe aquela sonoridade nova do thrash que falei, esse álbum (pelo menos pra mim) tem um pé nela e isso me fez ouvi-lo pacas;

20°  lugar: Masterplan - Masterplan


Pra mim esse álbum é uma obra prima do início ao fim, daqueles que termina e você quer colocar de novo pra ouvir. Tudo nele se encaixa perfeitamente. Sempre escuto mas dou uma época de folga pra não enjoar. Bom, nessa época não dei muito descanso a ele;

19º lugar: Live At Lowlands Festival - Nightwish 


Isso aqui é bootleg e bootleg dos bons, a banda no auge do seu sucesso, hits disparados um atrás do outro com execução primorosa e estilosa por essa que é a formação que mais curto da banda. Gosto do tom metal que nessa era da banda tinha, muitas das composições tem riffs bem heavy metal e ao vivo isso fica muito mais evidente, coisa que me fez revisitar essa belezinha nesse ano;

18º lugar: Rock 'N' Roll - John Lennon
 

Aqui Lennon demonstra todas as suas influencias no que é meu álbum de sua carreira solo favorito. É um álbum de covers, maaaaas aqui ele coloca umas releituras de grandes clássicos do rock e blues bem impares e por ser um trabalho totalmente solo dele, sem o experimentalismo da Yoko, isso me agrada demais e como foi o ano em que consegui a obra em vinil, o gastei um tanto ouvindo e reouvindo;

17º lugar: Machshevet Habriá (Myths And Conjectures Of Creation) - Morcrof


Morcrof é uma daquelas bandas que se fosse gringa teria brasileiro rasgando o cu, mas como é do underground nacional, nego nem liga. Esse play com nome gigante e difícil de decorar é uma obra prima em todas as definições, da sua mistura primordiosa de black metal com doom e outras cositas mais á suas letras filosóficas. Por motivos tinha perdido minha cópia física antiga dele mas consegui reaver e que prazer indescritível colocar esse play pra tocar lendo suas letras e apreciando a fantástica arte do encarte;

16º lugar: Live With Full Force - Six Feet Under


Amo esse ao vivo, tanto o CD bônus que tem uma carona de EP com suas 5 musicas quanto o DVD com show completo, direto e reto sem frescura. O DVD é uma aula de como um show de metal extremo deve ser filmado, todos os cortes remetem a brutalidade das musicas e amo isso;

15º lugar: Out Of Desolation Planet - Carpatus


Conhecia a banda graças ao zine Lucifer Rising, que trazia um CD com musicas das bandas apresentadas em suas malditas páginas. Carpatus era uma das bandas que conheci nesses CDs e curti a primeira ouvida mas sempre fiquei com um tanto de preguiça de procurar mais pra saber se não era só aquele som que curtiria... Um dia o canal do YouTube da Lucifer Rising trouxe os caras e pra minha surpresa são apenas dois caras que sabem muito bem fazer barulho. Tempos depois peguei esse play e ouvi como louco;

14º lugar: Somewhere Far Beyond - Blind Guardian


Da agua pro vinho, assim sou eu, assim eu sou. Amo esse play e nesse ano resolvi tirar a poeira dele e ficar reclamando porque essa banda não segue mais essa veia...;

13º lugar: Conquerors Of Armageddon - Krisiun


Tava um dia passando pela Galeria do Rock e resolvi dar uma olhada no que havia de novo nas lojas. Encontrei um relançamento de um velho e maravilhoso play do Krisiun, lindão e caprichadaço, investi e ouvi fazendo meus vizinhos ouvirem junto;

12º lugar: Anthems Of Rebellion - Arch Enemy


Já falei da minha versão especial desse play e de como já ouvi pra um caralho aqui, o que posso dizer agora é algo parecido e que esse play tocou muito também nos meus fones de ouvido durante minhas viagens diárias;

11º lugar: Show No Mercy - Slayer


Gosto da fase mais barulhenta da banda e essa desgraceira aqui é a síntese do que o Slayer pode fazer. 2019 foi o ano em que o Rock In Rio teve o dia mais metal que um headbanger poderia sonhar e pra me preparar para um dos melhores dias da minha vida, ouvi muito mas muito mesmo tudo que eu iria ouvir lá;

10º lugar: Brothers In Arms - Dire Straits


Na sua vida você precisa de maturidade para algumas coisas, pra musica é assim também. Essa banda só fui entender o quanto é incrível depois de mais velho e ao pegar esse álbum em vinil eu meio que tirei o atraso;

9° lugar: Apeiron (Trinitas Primitiae Opus) - Morcrof


Isso aqui é uma coletânea das primeiras demos da banda, coisa fina sobre coisa fina. Recomprei numa bela duma promoção e ouvi como nunca, agora mais maduro pude notar uns detalhes incríveis nesses sons que na época que tive esse play pela primeira vez não percebi, simplesmente maravilhoso;

8° lugar: Back To The Front - Entombed A.D.


O Entombed A.D. é um sucessor espiritual do Entombed e Back To The Front é o primeiro álbum da banda. Muitas vezes essa bandas feitas por ex membros de outra banda com nome já consolidado são mais interessantes que suas bandas originais e esse é um dos casos. Não digo que é melhor que os álbum clássicos do Entombed que 11 em cada 10 bangers amam mas dos últimos trampos da banda antes de um iato. Esse play fez minha cabeça desde a primeira ouvida, começa muito bem e termina melhor ainda na versão nacional com um baita de um bônus;

7° lugar: October Rust - Type O Negative


O Type O Negative está entre aquelas bandas que não tem álbum ruim, tem uns medianos e tals, mas ruim não. Esse caso aqui é um dos melhores da banda, pelo menos pra minha pessoa, e traz um equilíbrio muito legal entre o experimentalismo e as músicas mais diretas da banda. Ouvi tanto que até comprei uma estampa dele;

6° lugar: Correndo O Risco - Camisa De Vênus


Você sabia que esse álbum que contém alguns do maiores clássicos da banda nunca foi lançado em outro formato se não o vinil? Ainda bem que tenho essa belezinha e honro essa puta banda pioneira em botar pra fuder;

5° lugar: Damned If You Do - Metal Church


Já tinha amado XI com a volta de Mike Howe, Damned If You Do pegou tudo que foi feito de bom naquele álbum e multiplicou me fazendo ouvi-lo não só em casa mas em tudo que é lugar que eu poderia ouvir;

4° lugar: Far Beyond Existence - Torture Squad


Nos meus preparativos para o Rock In Rio, ouvi muito esse play. Não só por isso, esse lançamento do Torture Squad foi a banda se reencontrando e trazendo um dos álbuns mais pesados de sua carreira... Com mil demônios, se é pesado é maravilhoso;

3° lugar: I See Red - Claustrofobia


Outro que entrou pra fila dos preparativos do Rock In Rio mas que acabei adotando para todos momentos. Tenho essa belezinha desde o lançamento e sempre volto pra ele na hora de espancar os ouvidos;

2° lugar: Entangled In Chaos - Morbid Angel


Todo mundo tem seu álbum ao vivo predileto, dentro do rock ou metal todos tem aqueles alive que fazem o S2 bater mais forte. Maioria das pessoas vai de álbuns clássicos e tals mas pra mim é esse play aqui. Amo ele e nesse ano que se foi não saiu dos meus fones;

1° lugar: The Atlantic - Evergrey


Como eu ouvi isso, desde o lançamento até meados do show da banda que teve no Brasil esse play não saiu do meu som, dos meus fones e até no meu trabalho. É redondinho demais e trás algo novo a cada ouvida. De tão viciante, não parei de ouvir num só minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário